Os técnicos da Unidade Técnica do POSER – Região de Santo Antão, realizaram na primeira semana do mês de maio do corrente ano, mais uma visita de seguimento ao referido projeto para a recolha de dados, apoio técnico, bem como conceder alguns esclarecimentos no que tange na importância do registo de dados na avaliação do impacto que o projeto trouxe à comunidade e aos beneficiários.
Esta visita de seguimento permitiu verificar a produção nas parcelas, o estado das culturas, e ainda assistir os beneficiários a fazerem a colheita de mandioca e cenoura, sendo a mandioca em maior quantidade. Em outras parcelas estão cultivadas batata doce, couve, cenoura, milho, cebola, coentro entre outras culturas.
Faz parte deste projeto a construção de um reservatório de 150m3, instalação 3,4ha de terreno com sistema de irregação gota a gota, sistema de bombagem com energia fotovoltaica, formação e capacitação, beneficiando diretamente, 29 chefes de família, que da terra extraem alimentos que garantem o sustento familiar, bem como gerar postos de trabalhos.
Este projeto é considerado um caso de sucesso, pois todas as parcelas hoje exploradas, antigamente tinha o cultivo de sequeiro, e graças às intervenções Ministério da Agricultura e Ambiente, através do POSER, tudo foi reconvertido em regadios. Realçando ainda que, o projeto tem trazido impactos positivos e sustentáveis as várias famílias do vale da Ribeira da Torre.