Na comunidade de Alto Mira – Santo Antão, foi possível visitar as parcelas dos agricultores beneficiários do POSER, que foram enquadrados no projeto “Massificação de rega gota-a-gota e melhoria de produção hortícola” na bacia hidrográfica de Alto Mira, que anteriormente recorriam a “rega por alagamento”. Hoje, com a implementação deste projeto, conseguem irrigar as suas parcelas de forma eficiente, aumentar a produção e obter mais rendimento para as famílias.
Esses agricultores receberam duas sessões de formações em Agricultura Biológica, uma do Atilier do Mar e a outra da Associação local em parceria com GEF (Fundo Global das Nações Unidas para meio Ambiente), e são referências na área de agricultura biológica, onde são convocados à intercâmbios com outros agricultores. De acordo com o beneficiário Idarlino Fortes, estas ações são de extrema importância, principalmente para os jovens agricultores que laboram neste ramo, uma vez que existem meios tecnológicos que contribuem para adquirir mais conhecimentos.
Este projeto foi financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, através do POSER, em 2018, com o cofinanciamento do FIDA e FFE – Fundo Feduciário Espanhola, beneficiando diretamente um total de 43 agricultores chefes de família, na localidade de Alto Mira, onde 42 são Homens, 1 Mulher, dos quais 12 são jovens.