Em São Vicente, a agricultura e a pecuária são praticadas por pessoas que habitam diretamente no meio rural, estes com poucos recursos financeiros e considerados “pobres”, como também por pessoas com maior poder económico e com grau de instrução elevado que dedicam também a estas atividades, criando assim postos de trabalho para os mais vulneráveis.
Assim sendo, apresentamos alguns dos beneficiários, casos de sucesso, que foram visitados pela equipa da unidade técnica da região de São Vicente, citando assim a senhora Maria Costa e o senhor José. O senhor Nuno Araújo, e a senhora Maria Costa, ambos criadores de gado e também beneficiários do projeto de suinicultura da Associação dos Amigos da Natureza, em que as suas principais fontes de rendimento é a criação de gado. Segundo o senhor Nuno Araújo é possível sim ter uma vida digna apenas com a criação dos animas, o segredo está em saber geri-la de forma a não perder o foco. Ele que é um criador que iniciou com apenas 3 leitões, e hoje tem um espaço propício para abrigar a grande quantidade dos animais.
Este projeto teve um impacto significativo na vida destes 85 benificiários, pois passaram a ter água disponível e permanente para pecuária a um custo bastante acessível e com melhores condições higiénicas e sanitárias no manejo dos animais e dos produtos extraídos através destes e melhores resultados em termos económicos e financeiros.
De realçar que, o Ministério de Agricultura e Ambiente, através do POSER, com o cofinanciamento do FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o FFE – Fundo Fiduciário Espanhol, equiparam o furo com sistema fotovoltaico para a bombagem de água, instalação de tubagens e distribuição de água para os currais em Km6, bem como o aproveitamento de um reservatório de 100m3 existente em Km6.