O Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais- POSER, também intervém em atividades de melhoria da qualidade da prática pecuária, em todas as regiões da sua intervenção. É nessa ótica que os criadores de gado da ilha do Maio, receberam uma ação de formação/capacitação em técnicas de recolha e conservação de pastos através da fenação seguido de enfardamento e, técnicas de criação dos caprinos (ordenha e recolha do leite para a produção artesanal de queijo), numa colaboração com a Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária.
A adoção dessas práticas promove um aperfeiçoamento contínuo nos processos produtivos, assegurando a qualidade da criação (bem-estar e conforto, alimentação/nutrição e saúde animal) e possibilitando e garantindo uma melhoria nos rendimentos das famílias alvos do programa POSER.
De realçar que, com 3 anos de seca consecutiva determinou uma escassez de pasto e consequentemente uma diminuição acentuada de sementes de pasto que também originou numa ação concertada de recolha e conservação de sementes forrageiras visando o lançamento de sementes na próxima campanha agrícola de 2020-, afim de garantir maior e melhor disponibilidade de pastos.
Participaram na formação, 24 (vinte e quatro) criadores de gados, chefes de família, dos quais 16 (dezasseis) são mulheres e 8 (oito) homens, incluindo jovens.