Deu-se o início hoje, 19 de novembro, o lançamento do 1º concurso de empreendedorismo rural, no Concelho do Tarrafal de Santiago, denominado “CAMPU EMPREENDI”, enquadrado no Programa de Empoderamento e Promoção do Empreendedorismo Rural (PEPER), promovido pelo Ministério de Agricultura e Ambiente, através do POSER em Parceria com o ICIEG.
Destinados às mulheres e jovens com formação profissional e/ ou licenciatura, com potencialidades para desenvolver negócios no mundo rural e desenvolver startups dentro da cadeia de valores, através da capacitação, workshops, palestras, estudos de casos, partilhas, brainstorming, concursos de ideias e feiras.
O evento terá 3 (três) momentos destintos: CAFEMPREENDI, OFICINA MULHER EMPREENDI e STARTUPS RURAL. Com o término previsto para o mês de março do próximo ano, esta iniciativa tem como objetivo é reforçar as capacidades empreendedoras, com vista a promover, melhorar e expandir negócios, aproveitando as novas oportunidades e o desenvolvimento de trabalho digno e de rendimento para mulheres e jovens, nas comunidades rurais.
O município foi escolhido como palco para o lançamento desta iniciativa, por ser um território de intervenção do POSER, com grandes investimentos nas diversas áreas. Com esta iniciativa, pretende-se atingir os seguintes resultados: 100 mulheres e jovens sensibilizados, 60 mulheres e jovens com reforço das capacidades empreendedoras em gestão, educação financeira e liderança, 30 jovens e mulheres com projetos de negócios viáveis, 15 planos de negócios elaborados e 10 empresas formalizados com negócios, implementados e incubados por um período de um ano.