Antes de qualquer intervenção ou investimento, o Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais – POSER considera as pessoas, neste caso os agricultores, a principal causa de atuação.
Por isso, os técnicos da Unidade de Coordenação do Programa – UCP e da Unidade Técnica Região Santiago Norte, estiveram, in loco com os agricultores da bacia hidrográfica da Ribeira dos Picos, para juntos debaterem e consertarem os pontos necessários para a implementação do “Projeto Hidroagrícola de Valorização e Utilização Eficiente dos Recursos Naturais”.
O mesmo, visa uma melhor gestão e distribuição da água para todos os agricultores, a partir da instalação do sistema de irrigação gota-a-gota. Um dos principais objetivos do encontro passou por elucidar os agricultores das inúmeras vantagens deste sistema, como a diminuição da quantidade de água utilizada, o que se traduz na redução dos custos de produção, maior rentabilidade do negócio, e ainda o uso de um sistema ecológico.
A bacia hidrográfica da Ribeira dos Picos, Concelho de Santa Cruz é uma das mais produtivas do arquipélago de Cabo Verde, que poderá ser potencializada através da massificação da rega gota-a-gota.