O ministro da Agricultura e Ambiente, Dr. Gilberto Silva visitou no passado dia 28 de janeiro a Ilha da Brava com o objetivo de inteirar-se dos projetos financiados no quadro do POSER na referida Ilha, bem como, outras atividades que concernem a sua pasta.
Na visita efetuou-se a entrega de 5 currais aos chefes de famílias beneficiários no âmbito do projeto confinamento de pequenos ruminantes financiados pelo POSER, nas localidades de Cachaço e Campo Baixo. O confinamento dos animais é uma medida adotada pelo Ministério da Agricultura e Ambiente há muito almejada pelos beneficiários, uma vez que, permite fazer face a inúmeros problemas como o furto de animais e ainda á caça pelos cães vadios. A medida tem grande impacto na produção e gestão do gado.
A ação de formação e capacitação em “boas práticas de gestão de efetivo nos períodos de seca” destinada aos criadores de gado. Para o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente da Ilha da Brava, Estevão Rodrigues, a formação visa reforçar o conhecimento dos criadores num contexto de seca, e a todos os desafios da atividade, agravadas pela escassez das chuvas.
O Ministro e a sua comitiva aproveitou ainda para visitar as obras do mercado municipal de pescado, e ainda procedeu-se a entrega do camião de recolha de lixo da Ilha, financiado no ambito do Fundo de Ambiente e as obras da instalação da dessalinizadora na zona de Furna.