O projeto hidroagrícola da comunidade de Moia-Moia, Concelho de São Domingos, surge da parceria celebrada entre POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais e a ANAS – Agência Nacional de Água e Saneamento, resultando na mobilização de 64 m3 de água por dia. Com o objetivo inicial de recuperar as parcelas e de mobilizar a água para a agricultura, o investimento feito pelo POSER em parceria com a ANAS beneficiou ainda mais 44 famílias da comunidade no acesso à água potável através do abastecimento público em chafarizes locais.
A intervenção do projeto no domínio da modernização agrícola, traduz-se na construção de um reservatório e na reparação de outro, na instalação de redes de adução e distribuição de água e na instalação de sistemas de irrigação gota-gota, resultando na restauração de uma área de 6,7 hectares de terreno agrícola, em parcelas divididas em lotes de 2400 m2 cada, beneficiando 28 agricultores.
Com envolvimento das instituições como a ANAS, AdS, Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente da Praia/São Domingos/Ribeira Grande de Santiago, Associação Comunitária Local e Agricultores, definiu-se que 30 m3 de água destina-se à rega e 34 m3 para o consumo da comunidade. Esta primeira fase ficou concluída com a instalação de condutas de adução para as parcelas agrícolas e para o abastecimento da população, a partir dos dois reservatórios referenciados .
Com a segunda fase do projeto pretende-se, precisamente, fazer face à escassez da água para a prática da agricultura como consequência das secas recentes, sendo que nesta perspetiva a segunda fase do projeto visa o reforço da disponibilidade da água para a dinamização da prática agrícola.
O objetivo do POSER é contribuir para a melhoria das condições de vida das populações rurais pobres, dotando-as da possibilidade de desenvolverem uma atividade geradora de rendimentos.