Os agricultores da comunidade de Moia Moia, concelho de São Domingos, Ilha de Santiago participação de uma ação de formação e capacitação em boas práticas agrícolas. Trata-se de uma formação de cariz essencialmente prática, com acompanhamento e aconselhamento direcionado a cada um dos formandos no campo, por forma a introduzir e incentivar a aplicação de práticas e métodos de exploração compatíveis, lecionados na sessão teórica, que preservam os recursos naturais, nomeadamente a água, o solo e a biodiversidade.
Moia Moia é uma das comunidades que beneficiou de um dos projetos do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, com o projeto hidroagrícola que visou não só a mobilização da água para o consumo para toda a comunidade, mas também, a água para a prática da agricultura, beneficiando diretamente 28 agricultores chefes de família, que se dedicam integramente à prática da agricultura. Prática esta, que lhes confere rendimentos, já que a produção se destina tanto para o consumo como para a comercialização.
A formação foi ministrada pela engenheira Nora Silva, ponto focal do INIDA – Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, um dos principais parceiros do Programa Oportunidades. Enquadrada no âmbito da segunda componente do Programa, que visa a formação, animação e capacitação dos beneficiários, a ação foi planeada pela Unidade Técnica de Santiago Sul, com o intuito de incrementar a produtividade das culturas, mantendo a capacidade produtiva a longo prazo.
As sessões decorreram no dia 16 (sessão teórica) nas instalações do centro comunitário de Moia Moia, e no dia 18 (sessão prática) nos campos do INIDA, na Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente de São Domingos/Praia e Ribeira Grande, em São Domingos.