Com o intuito de assinalar o dia Internacional da Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, a Unidade Técnica da Região Brava realizou um leque de atividades. O dia ficou marcado por uma conversa aberta sobre a pobreza em Cabo Verde. Outros temas foram abordados, como a segurança alimentar/hábitos alimentares, cancro de mama e próstata, envolvendo os beneficiários do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais e os membros das ACD’s – Associações Comunitárias das localidades de Lomba, Cachaço, Furna e Vila.
A erradicação da pobreza e da fome são os dois primeiros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dos 17 definidos pela ONU – Organização das Nações Unidas. A erradicação da pobreza em todas as suas formas é um dos principais desafios socias, por isso, estão também inseridos no quadro estratégico do FIDA – Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola 2016/2025.
De acordo com os dados mundiais apresentados pela ONU, existem cerca de 800 milhões de pessoas que vivem diariamente com menos de U$ 1,25. Vêm-se privadas de bens básicos como a água potável, a alimentação e saneamento. É de salientar que as mulheres estão mais sujeitas a viverem na pobreza por não terem acesso a educação, trabalhos remunerados e prosperidade.
A atividade contou ainda com a animação musical e algumas dinâmicas.