O Instituto Nacional para o Desenvolvimento das Pescas (INDP) juntamente com parceiros locais capacitam os pescadores e as peixeiras das zonas piscatórias do Carriçal, Preguiça e Tarrafal, na ilha de São Nicolau, em boas práticas, manuseamento e conservação do pescado no alto mar e em terra durante quatro dias. “Eu gostei da formação aprendi muitas técnicas de conservação do pescado, agora já informo os meus clientes como conservar o peixe depois da venda”, assegura Ana Maria Abreu.
A formação é promovida pelo Programa de Oportunidades Sócio Económica Rural-POSER tem por objectivo capacitar os formandos sobre a forma correta de fazer a higienização do pescado durante o transporte e na comercialização. Também serão informados sobre as normas de regulamento sanitários em vigor e sensibilizados para a necessidade do cumprimento na integre da legislação.
A capacitação enquadrada no protocolo assinado entre a Unidade de Coordenação do Programa (UCP) – Oportunidades -POSER e o INDP que prevê a capacitação dos beneficiários no domínio das pescas. A primeira sessão decorreu na localidade de Carriçal, com a participação de 18 pescadores, locais na sua maioria jovens. Depois segui- se a localidade da Preguiça, onde participou 21 pescadores sendo 17 da Preguiça 4 do Tarrafal.
Os pescadores receberam a formação nas suas localidades como forma de aproveitar a sua realidade diária para melhor adaptar a componente prática.
As peixeiras de Carriçal, Preguiça e Tarrafal receberam a formação na cidade da Ribeira Brava durante 2 dias. Participaram 12, peixeiras sendo 10 do Carriçal uma da Preguiça e outra do Tarrafal.