Você está visualizando atualmente Intervenções do MAA demostram que a prática da agricultura de regadio com recurso à rega gota-a-gota, tendo como fonte de mobilização de água a energia solar fotovoltaica, tem contribuído para o desenvolvimento sustentável da Ilha de Santo Antão.

Intervenções do MAA demostram que a prática da agricultura de regadio com recurso à rega gota-a-gota, tendo como fonte de mobilização de água a energia solar fotovoltaica, tem contribuído para o desenvolvimento sustentável da Ilha de Santo Antão.

Durante uma visita de acompanhamento dos técnicos do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, efetuada às localidades de Selada de Ribeirinha de Jorge / Varzinha no Vale da Ribeira da Torre no Município da Ribeira Grande e da Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria no Município do Porto Novo, Ilha de Santo Antão, foi possível constatar as transformações e os impactos positivos dos projetos financiados no quadro das intervenções do programa.

As intervenções levadas a cabo no âmbito do POSER, visam o fornecimento e a montagem de sistemas solares fotovoltaicos para a mobilização de água, sendo estes programados para a gestão híbrida do uso da energia em função das necessidades de consumo, uso da energia solar fotovoltaica em complemento com a energia da rede pública, a construção de reservatórios de armazenamento e distribuição de água para a agricultura, a instalação de sistemas de rega gota-a-gota nas parcelas dos agricultores beneficiários, a disponibilização de fatores de produção, atividades de formação e a assistência técnica de proximidade.

Segundo o Sr. Francisco Santos, um dos beneficiários do projeto na localidade de Selada de Ribeirinha de Jorge / Varzinha, o que produzem hoje no campo é graças às intervenções do Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA, através do POSER. Com a disponibilidade de água e de terreno para o cultivo, foi possível apostar na agricultura de regadio, o que possibilitou o desenvolvimento de uma atividade geradora de rendimentos, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida das famílias e das comunidades beneficiárias no seu todo.  

O POSER está sob a tutela do Ministério da Agricultura e Ambiente e é cofinanciado pelo Governo de Cabo Verde, o FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o FFE – Fundo Fiduciário Espanhol.

Deixe um comentário