Você está visualizando atualmente Programa OPORTUNIDADES reforça capacidades dos criadores de gado das ilhas de Santiago, São Nicolau e Maio, em maneio animal e técnicas de recolha/conservação de pastos

Programa OPORTUNIDADES reforça capacidades dos criadores de gado das ilhas de Santiago, São Nicolau e Maio, em maneio animal e técnicas de recolha/conservação de pastos

Iniciou-se no dia 27 de outubro, nas localidades de Ribeireta, no Concelho de São Miguel, ilha de Santiago e Carvoeiros, na ilha de São Nicolau, a capacitação de criadores de gado em maneio animal e recolha e conservação de pasto.

As técnicas de enfardar, consistem em recolher pastos amadurecido, secá-lo durante dois dias, depois de seco conservá-los camada por camada, empilhado na forma retangular, até ficar com o peso total de 15 kg de forragem enfardado e armazenar.  Assim os pastos permanecem protegidos, conservando as suas qualidades nutritivas e mantendo os gados com uma alimentação equilibrada.

A capacitação enquadra-se nas atividades de reforço de capacidades dos criadores locais, visando dotar-lhes de conhecimentos em matéria da criação caprina, bem-estar, alimentação /nutrição e sanidade animal, sensibilizar sobre a importância da recolha de pasto no tempo certo e a problemática do seu consumo antes do período propicio para efeito, em método de recolha, enfardamento e conservação de pasto.

O foco do programa é de melhorar a qualidade na pratica da pecuária, em todas as comunidades de sua intervenção. A capacitação, que era destinada inicialmente apenas aos beneficiários do POSER, foi aberta a participação de todos os criadores das localidades onde serão ministradas as formações.

Dividida em 7 (sete) sessões a serem realizadas em Santiago Norte, Centro e Sul, São Nicolau e na ilha do Maio.Em um total de 108 (cento e oito) criadores entre os quais, mais de 60 (sessenta) já foram beneficiados pelo programa, com a construção de currais no âmbito do projeto de confinamento animal.

Deixe um comentário